Climatizadores Evaporativos

Atualmente os Climatizadores Evaporativos CATERMO, são utilizados em Residências, Escritórios, Rede de Lojas, Industrias Têxteis e Alimentícias entre outras, Usinas de Álcool e Açúcar, Bingos, Bancos, Academias de Ginástica, Supermercados, Farmácias, Escolas e Faculdades etc.

Cada ambiente ou área a ser climatizada necessita de modelos e capacidades especificas, para melhor especificar qual equipamento melhor lhe atende conte sempre com o apoio de nosso departamento técnico comercial.


Características

ECOLÓGICO: Ecológico, pois seu funcionamento dispensa a utilização e aplicação de qualquer tipo de gás refrigerante, que tanto agridem e prejudicam o Meio Ambiente, utilizando para tanto, somente água tratada, mantendo o ambiente a uma temperatura confortável e levemente umidificado.

AR 100% RENOVADO: Isto significa que o ar não recircula, ou seja, todo o ar insuflado necessariamente deve deixar o ambiente através de aberturas, tais como portas e janelas, mantendo assim o ambiente sempre com ar novo.

PORTAS E JANELA ABERTAS: Enquanto outros equipamentos obrigam o fechamento total do ambiente, o CLIMATIZADOR CATERMO, permite que o ambiente fique totalmente aberto, proporcionando assim um ambiente com claridade natural e totalmente arejado.

BAIXO CONSUMO ELÉTRICO: Por utilizar motores que consomem pouca energia elétrica e com selo PROCEL, a economia em relação ao ar condicionado comum pode alcançar até 90%.

RESFRIAMENTO ATRAVÉS DA ÁGUA: O resfriamento do ar, se dá através do principio natural de evaporação da água a frio, onde o ar em contato com uma superfície molhada se resfria, sendo em seguida lançado no ambiente umidificando-o levemente.

AR UMIDIFICADO NATURALMENTE: O ar ao entrar em contato com o elemento evaporativo e sendo resfriado, também ganha umidade de forma natural, mantendo o ar do ambiente levemente umidificado, porem sem partículas ou gotas de água.

RESFRIA O AR EM ATÉ 15°C: Este resfriamento leva em consideração sempre a umidade relativa e a temperatura do ar externo, ou seja, o ar captado fora do ambiente e em local aberto, sendo assim, quanto mais seco e quente o ar externo captado pelo Climatizador Evaporativo, maior será a redução de temperatura.

SEM NÉVOA OU GOTICULAS: Diferentemente dos climatizadores por aspersão de água, nossos equipamentos não lançam no ambiente partículas, gotas ou névoas de água, que além de molarem pessoas, móveis e equipamentos, também propiciam a propagação de bactérias, tais como a da LEGIONELA e cloriformes fecais, que possam a vir contaminar a água.

INDICADO PARA VARIOS AMBIENTES: Como a climatização evaporativa é natural isto permite que possa ser utilizado em residências, supermercados, bares, industrias, lojas de comércio, templos, usinas, igrejas, padarias, confecções entre outros.

INSTALAÇÃO SIMPLES E RÁPIDA: A Instalação dos climatizadores, não requer pessoal técnico nem especializado, pois a sua instalação necessita apenas de ligação hibraulica (água) e elétrica. Também a utilização de dutos de ar é dispensada em 90% dos casos.


Como funciona

O sistema evaporativo, ao contrário de que se pensa já é bastante conhecido e difundido nos Estados Unidos da América, na Ásia, Europa e África.

Há décadas este sistema tem sido utilizado em vários paises como fonte de resfriamento de ar natural e de baixo consumo elétrico.

No Brasil, este sistema vem ganhando força a pouco mais de dez anos, sendo hoje utilizado por industrias, lojas, hospitais, residências etc., com total aprovação em todos os setores, como forma alternativa e ecológica ao ar condicionado convencional.

Com o passar dos anos, foi-se percebendo que, a maioria das pessoas, bem como as necessidades de equipamentos eletrônicos e máquinas industriais, não necessitavam trabalhar em temperaturas extremamente baixas, entre 16 a 19ºC. Devemos considerar que estamos em um país de clima tropical onde a temperatura média oscila no verão entre 30ºC a 40°C dependendo da região do país e sendo assim, necessitamos de ambientes onde as temperaturas sejam confortáveis, nem muito quente nem extremamente frio.

As vantagens do sistema evaporativo em relação ao ar condicionado, ao sistema de resfriamento por aspersão (bicos spray) e ventilação forçada são inúmeras.

Com relação ao ar condicionado podemos destacar a economia de energia elétrica, a não utilização nenhum tipo de gás refrigerante, o ambiente pode e deve ficar aberto, não resseca o ar, a instalação e a manutenção são simples e baratas.

Em comparação ao sistema de aspersão (Bicos Spray), diferentemente destes, os Climatizadores Evaporativos CATERMO não lançam nenhum tipo de névoa ou gotículas de água no ar, o que evita o acúmulo de água em pessoas, máquinas e equipamentos eletro-eletrônicos evitando também que os danifiquem.

Analisando com a ventilação forçada, os Climatizadores Evaporativos CATERMO, além de insuflarem o ar resfriado e não o ar quente captado externamente, também efetuam uma pré-filtragem, evitando a entrada de poeira, insetos e fuligem dentro do ambiente de fabrica ou loja.


Instalações

DESCARGA A PLENUM NO AMBIENTE

Resfriador evaporativo com ventilador axial, dotado de grelha direcionadora de ar para descarga direta no ambiente. Utilizado em áreas localizadas ou em ambientes onde a circulação de ar seja livre.

Normalmente é a instalação com menor custo.

DISTRIBUIÇÃO COM DUTO DE INSUFLAMENTO

Utilizado para resfriamento de áreas localizadas ou para uma melhor distribuição do ar no ambiente a ser atendido.

Os dutos poderão ser metálicos (aço galvanizado) ou tipo inflável (plástico ou tecido).

CONJUGADO COM AR CONDICIONADO

Utilizado com a finalidade de economia de energia sem alteração das condições de conforto térmico.

A operação dos equipamentos deverá ser controlada por umidostato e/ou termostato, alterando assim o funcionamento dos equipamentos instalados, conforme as condições de temperatura e/ou umidade relativa.

DISTRIBUIÇÃO COM TETO PLENUM

Construção de um forro falso em área onde já existe um forro superior ou laje.

O ar será distribuído através de uma câmara (plenum), formada pelos dois forros. As grelhas de insuflamento deverão ser instaladas no forro falso.

O ventilador do resfriador poderá ser do tipo axial ou sirocco.